Consultores de negócios fornecem consultoria de gestão para ajudar as organizações a melhorar o desempenho e a eficiência. Esses profissionais analisam negócios e criam soluções e, ao mesmo tempo, ajudam as empresas a atingir suas metas. Os proprietários de empresas devem considerar a contratação de consultores de negócios quando precisarem de ajuda ou perspectiva sobre o caminho que escolherem, ou precisam de um catalisador para a mudança em suas empresas. O que um consultor faz? Há várias razões pelas quais os proprietários de empresas devem considerar a contratação de consultores: Expertise em um mercado específico Identifique problemas Complemente o pessoal existente Receba a bola rolando na mudança Fornecer objetividade Ensine e treine funcionários Faça o “trabalho sujo”, como eliminar o pessoal Revive uma organização Crie um novo negócio Influenciar outras pessoas, como lobistas O primeiro passo para qualquer consultor de negócios é a fase de descoberta, em que o objetivo é aprender os negócios do cliente. Um bom consultor de negócios leva tempo para aprender o máximo possível sobre o negócio, do proprietário e dos funcionários. Isso pode incluir visitar as instalações, reunir-se com a diretoria e os funcionários, analisar as finanças e ler todos os materiais da empresa. Durante este processo, o consultor de negócios irá descobrir os detalhes da missão de uma empresa e quais operações estão em vigor. Uma vez que uma compreensão profunda foi desenvolvida, um consultor de negócios entrou na fase de avaliação, onde o objetivo é identificar onde a mudança é necessária. Isso inclui identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os problemas atuais e previsíveis. Estes podem incluir problemas já vistos pela propriedade e gestão, e novos problemas vistos graças à objetividade do consultor de negócios. Um consultor de negócios também deve identificar oportunidades para aumentar os negócios, aumentar os lucros e aumentar a eficiência. [Relacionado: Análise SWOT: Exemplos, Modelos e Definição] Além de identificar esses problemas e oportunidades, um consultor de negócios também deve desenvolver soluções para problemas e planos para capitalizar oportunidades. Talvez uma empresa tenha um departamento de vendas particularmente forte, mas um departamento de marketing fraco; Esta é uma oportunidade para a empresa aumentar os recursos de marketing e capitalizar a equipe de vendas. Durante essa fase, é importante que o consultor e os funcionários da empresa mantenham comunicações abertas e claras.

Crítica construtiva É importante para um proprietário tomar o conselho do consultor de negócios nesta fase como uma crítica construtiva, e não como uma crítica ao modo como o proprietário tem feito as coisas. O consultor de negócios traz objetividade e um novo ponto de vista, enquanto o proprietário está pessoalmente próximo ao negócio. O proprietário certamente deve ter feedback e dar opiniões ao consultor de negócios, que deve tomar as reflexões do proprietário e revisar os planos conforme necessário. Uma vez que o proprietário e o consultor concordem com um plano, o consultor deve entrar na terceira fase da consultoria, que é a fase de reestruturação ou a implementação do plano. Nesta fase, o consultor deve construir sobre ativos e eliminar responsabilidades, bem como monitorar o progresso do plano e ajustar conforme necessário.

Encontrando um consultor Encontrar o consultor de negócios certo pode ser a parte mais difícil para o proprietário ou a gerência. O consultor deve ter paixão por seu trabalho, por excelência e por organização e detalhamento. É importante encontrar um consultor com experiência em seu setor ou com o tipo de problema que seu negócio enfrenta. Ao contratar um consultor, certifique-se de que eles tenham referências sólidas e ofereçam essas habilidades. Qualquer um pode se chamar de consultor, mas é necessária uma combinação de muitas habilidades para um bom consultor de negócios. Também é importante certificar-se de que eles tenham qualquer certificação necessária, dependendo do seu setor. Você deve consultar o consultor através de seu site e materiais. Procure por imagens profissionais e informações bem documentadas sobre seus serviços. É uma boa ideia solicitar exemplos de sucessos passados ​​e falar com essas empresas. Consultores de negócios não são necessariamente baratos. Mas o feedback e o planejamento que eles fornecem podem ajudar a aumentar os negócios e aumentar os lucros a longo prazo, além de ajudar a garantir o sucesso futuro, eliminando problemas e identificando oportunidades.

Consultor de negócios. É um daqueles títulos nebulosos quase tão enigmáticos quanto aquele que vai trabalhar todos os dias para desempenhar seu trabalho como coordenador de otimização interna, analista de integração de produtos ou facilitador de táticas regionais (todos são títulos reais que vi em cartões de visita reais). .) Eu praticamente digo a todos que eu conheço que sou um “consultor de negócios”. O que exatamente isso significa?

Curiosamente, como comecei minha carreira em consultoria de TI, algumas pessoas acham que sou um cara de TI. Eles literalmente pensam que eu gasto meus dias fornecendo suporte telefônico de TI para “minha impressora não está funcionando” e “meu iPad está com problemas”. Cada vez que eles estão no mercado para um novo smartphone ou tablet, ou seu laptop de repente para de funcionar Sou sua fonte de aconselhamento especializado. Eu geralmente fico mais do que feliz em ajudar. Mas isso não é o que eu faço para viver.

Por alguma razão, as pessoas são indiferentes quanto a consultores ou, pior ainda, odeiam consultores. Eu gostaria de acreditar que é porque eles não sabem o que diabos nós fazemos! Deixe-me tentar esclarecer minha misteriosa escolha de carreira. Eu sou consultor. Os médicos consertam as pessoas. Dentistas consertam os dentes. Mecânicos consertam carros. Paisagistas consertam metros feios. Consultores de negócios consertam negócios! Eu sou: Especialista em operações de peças Solucionador de problemas Parte terapeuta executiva (mais ou menos) Eu sou muito boa ouvinte. Eu sou perito em identificar pontos fracos e identificar maneiras de transformá-los em pontos fortes. Eu conheço meus clientes por dentro e por fora – para ser eficaz em consertar seus negócios e prepará-los para um futuro brilhante, eu tenho que entender completamente todos os aspectos de seus negócios passados ​​e presentes. Eu pergunto aos clientes: “Diga-me o que está funcionando e o que não está funcionando?”. “Como foi no” dia do apogeu “quando os negócios estavam crescendo?” “Quando e onde tudo deu errado?” Meus clientes divulgam suas esperanças e sonhos pessoais e eu uso suas histórias para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Um de meus clientes começou a chorar quando perguntava sobre sua empresa. Ela explicou que seu objetivo era se aposentar nos próximos 5 anos, mas não tinha ideia de como levar sua empresa ao ponto de poder fazê-lo confortavelmente. Ela investiu a melhor parte de sua vida construindo seus negócios e sentiu que havia perdido o controle. Ela precisava de novas perspectivas e passos comprovados para ajudá-la a voltar aos trilhos para alcançar seus objetivos.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora